Especial de Halloween!
Sugestões de refeições e snacks saudáveis para festas🎉
🕷🍬
O mês de Outubro já passou e, com ele o Halloween, mas e que tal darmos uma vista de olhos no que já lá vai? Pois bem, eu cá trago-vos umas receitas especiais: caldo de abóbora, pizza funcional e marshmallow de frutos vermelhos! Ainda vos deixo uns extras perfeitos para festas, como batatas fritas e pasta de atum.
Não parece uma culinária nada inovadora, muito menos saudável...mas...enganam-se! Todas estas opções são extremamente saudáveis e nutritivas! Pulga atrás da orelha? Já vos explico tudo 😉
👻🎃🦇

Os Snacks
Quanto às batatas (normais ou podem optar por batata-doce), o segredo está na forma como as cozinham: óleo? Nem passar! Azeite? Claro que sim!
Descascam e cortam as batatas (+/- 5 batatas médias) em palitos, depois colocam numa tigela e polvilham com sal e oregãos q.b, adicionam uma colher de sopa de azeite (prefiram o extra-virgem) e envolvem tudo muito bem!
Espalham-nas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levam ao forno +/- 20 minutos - a meio do tempo, têm de as virar para não queimar!
Ficam crocantes e saborosas: e não são uma bomba de gordura saturada!!!
Relativamente à pasta de atum, muito fácil: substituam o atum em óleo, pelo atum em água (mas isto penso que sabiam, certo?) e a maionese, pelo queijo quark! Misturam algumas especiarias como oregãos e pimenta preta e fica: P-E-R-F-E-I-T-A!
É praticamente constituída apenas por proteínas: podem utilizar como patê, recheio para sanduíches... imensa coisa!
Nem sempre os snacks têm de ser um bicho papão destruidor de dietas! 😆



A Sobremesa
Esta maravilha, aqui em baixo , faz-se em 5 minutos: é rica em proteínas, sem açúcares adicionados, mega docinha e com consistência igual à do Marshmallow.
Curiosos? Só precisam de: 200 gr de Claras de Ovo; 1 Pacote de Gelatina s/ açúcar de um sabor da vossa preferência (têm marcas brancas; royal e condi) e Fruta q.b.
O primeiro passo é baterem as claras em castelo e colocá-las numa taça de servir, o segundo e ferverem 150ml de àgua e juntarem-lhe um pacote de gelatina (30gr) - mexem bem. Rapidamente, juntam a mistura às claras e envolvem tudo até ficar homogéneo.
Por cima, adicionam a fruta que escolheram (utilizei frutos vermelhos congelados - a condizer com o sabor da gelatina!).
Levam ao frigorífico 20 minutinhos e está pronta a comer!
Sem neuras, sem açúcares, sem gorduras, sem desculpas! 🍒

A Sopa
Esta sopinha é perfeita para as estações mais frias (aliás, qual a sopa que não é?), mas esta tem um cheirinho a Outono e, com ele, vem o Halloween! Para a fazerem precisam de: 1 fio de Azeite; 500gr de Abóbora; 4 Cenouras; 2 Cebolas e 2 dentes de Alho.
Rende 6 doses e tem um sabor que faz lembrar o creme de cenoura que comíamos quando eramos miúdos!
O que nos traz relativamente a nutrientes? Imensa coisa boa! Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, além de boas doses de vitamina C, K, e minerais como o potássio, cálcio e fósforo. Melhor que isto? É baixa em calorias e rica em antioxidantes! Perfeito, não?
Para ficar ainda melhor, temperei com: curcúma (ou açafrão), gengibre e pimenta preta. Porquê?
Além do sabor, a cúrcuma quando consumida com pimenta preta e gorduras boas (que permitem a sua absorção) traz consigo alguns beneficios:
- Desintoxicante
- Anti-inflamatória
- Melhorias na circulação sanguínea
- Estimulante energético
- Anti-cancerígena
- Analgésico natural
Medicamentos para quê? 😏

A Pizza
A pizza, a pizza... a famosa pizza saudável, que todos querem saber como é possível! Olhem que é mesmo e, nem vos tinha dito, mas... LOW CARB! Já vou partilhar com vocês como 🙈
O segredo de tudo está na base! Para fazerem esta maravilha vão precisar de: 1 Couve-Flor grande (800gr+/-); 2 Ovos; Queijo Ralado Light (utilizei marca Jumbo!) e Oregãos.
Para começar partam a couve em pedaços pequenos e triturem tudo, até obterem uma consistência semelhante ao arroz. Depois coloquem numa tigela grande e levem ao micro 8 minutos.
Quando retirarem, vai estar bastante quente, esperem que arrefeça um pouco.
Despejem a pasta para um pano fino e embrulham-na bem, o objetivo é espremer a àgua que ficou acumulada - o mais bem espremido possível! Se ficar com muita água, a base da pizza vai ficar mole e húmida (não querem isso, pois não?).
Agora voltam a colocar a pasta na tigela e adicionam: os ovos, uma colher de sopa de oregãos secos e uma mão cheia de queijo ralado. Misturam tudo, muito bem misturado.
Forram com papel vegetal um tabuleiro adequado para levar ao forno e espalham a massa preparada lá - podem fazer redonda, quadrada, retangular, como quiserem: o sabor vai ser o mesmo 😋
Levam a massa ao forno o tempo suficiente para se ver que começa a ficar tostada! Depois retiram e, passamos à fase interessante...
A primeira coisa e barrar a base com polpa de tomate (utilizei um pacote da marca Guloso (apenas tomate!!) ou podem sempre fazer a vossa polpa em casa, ralando tomates frescos. Agora é só adicionar os ingredientes que mais gostam!
A minha levou: pimento vermelho, milho, cogumelos, atum e ananás. Depois dos ingredientes, polvilham com mais queijo ralado e voltam a levar ao forno...não preciso de dizer quanto tempo, na verdade, basta sentirem o cheirinho e não deixarem queimar! 😂
É preciso comer porcaria da grossa? Acho que não! 😎
